Se você quer ter unhas mais fortes e saudáveis, definitivamente, deve deixar de lado esses hábitos que podem acabar com as unhas. Às vezes, nem percebemos que estamos fazendo algo errado no dia a dia. No entanto, são esses pequenos hábitos que podem prejudicar a saúde das suas unhas. Confira:
1. Arrancar esmalte das unhas com os dentes
Sabemos que é uma tentação arrancar a pontinha do esmalte saindo! Ainda mais quando você sabe que está chegando a hora de ir à manicure. No entanto, esse hábito, aparentemente inofensivo, pode traumatizar e enfraquecer as unhas.
Isso acontece porque a primeira camada protetora da unha acaba saindo junto com o esmalte. O ideal é sempre usar um produto adequado para remover esmaltes.
2. Tirar a cutícula em excesso
As cutículas protegem as unhas. Elas são, em resumo, uma barreira natural que impede a entrada de microrganismos. Além disso, sem as cutículas, toda a unha fica mais sensível, provocando ressecamento, feridas e outros problemas.
Se você faz a unha toda semana, diminua a frequência com que tira as cutículas. Ou, então, empurre com uma espátula e retire somente os excessos.
3. Roer as unhas
Diante da correria do dia a dia, o ato de roer as unhas torna-se quase automático. Cuidado! Esse é um dos hábitos que podem acabar com as unhas mais comuns e perigosos. Afinal, como resultado, prejudicamos o crescimento das unhas, podendo ainda causar ondulações e pequenas deformações.
Mas não é só estética. Do mesmo modo, roer as unhas pode causar problemas de saúde, como gastrites e infecções gastrointestinais. Isso por causa da entrada de microorganismos vindos de fragmentos de unhas que vão parar no sistema digestivo.
Normalmente, o ato de roer as unhas está associado a quadros de ansiedade. Por mais que usar esmaltes amargos ajudem no problema, o ideal é procurar também um psicólogo ou psiquiatra.
4. Não proteger as mãos ao usar produtos de limpeza
Os produtos de limpeza costumam ter ingredientes que fragilizam as unhas. Ainda mais o brasileiro que ama um cloro, detergente, alvejante…
Muitos desses itens têm ação cáustica e abrasiva. Dessa forma, ressecam as mãos, deixando as unhas bem mais suscetíveis à quebra.
Por isso, já sabe: é dia de faxina? Separe a vassoura, uma música boa e, agora, as luvas!
5. Esquecer de passar a base antes do esmalte
A base funciona como uma proteção para as unhas. Assim, evitamos seu enfraquecimento. Invista em uma boa base nutritiva e fortalecedora, com óleos vegetais na composição.
6. Mudar a cor do esmalte várias vezes na semana
São tantas cores e estilos lindos que queremos testar todos, não é? Acontece que tirar e passar esmalte várias vezes na semana não é uma boa ideia para saúde das unhas. Visto que o removedor, quando usado em excesso, pode levar ao ressecamento e enfraquecimento da região.
Portanto, anote todas as suas ideias, salve imagens de inspiração e vá testando a cada semana, combinado?
7. Não hidratar as mãos e pés
Quer ter mãos e unhas bonitas? Então, invista em um hidratante para mãos e pés. Aposte naqueles com ceramidas, vitaminas e antioxidantes, além de ureia, ácido hialurônico e óleos naturais.
Dessa maneira, garantimos um crescimento saudável das unhas, evitamos o ressecamento e mantemos as cutículas hidratadas, diminuindo a necessidade de retirá-las em excesso.
8. Cortar a lixar as unhas da forma incorreta
Sim, existe um jeito certo de cortar as unhas! Nos pés, prefira um corte reto para evitar que as unhas encravem. Já nas unhas, o ideal é um formato mais arredondado. Mas também está permitido ousar se você for uma pessoa cuidadosa.
Além disso, evite cutucar os cantinhos e lixe as unhas sempre no mesmo sentido.
9. Ficar com sapatos fechados por muito tempo
Fica de tênis ou salto alto o dia todo? Pois, assim que chegar em casa, coloque os pés para respirar! Dá até para fazer um escalda-pés e ter um momento relaxante.
Quando usamos sapato fechado por longos períodos, o pé fica úmido e se torna o habitat ideal para bactérias e fungos. Afinal, esses microrganismos amam umidade e espaços fechados, escuros e quentinhos.
10. Usar receitas caseiras sem consultar um dermatologista
Com toda a certeza afirmamos: não existe receita caseira que faça milagre. É sério! Se você notar qualquer problema em suas unhas, consulte um médico.
Muitas vezes, essas receitas caseiras podem causar alergia, dermatite, micose e ter o efeito contrário. Hoje em dia, existem muitas linhas de tratamento para unhas. Todas seguras e com resultados comprovados.
E aí, quais desses hábitos que podem acabar com as unhas fazem parte da sua rotina? Que tal mudar essa história? Você pode, inclusive, nos seguir no instagram. Por lá, sempre postamos dicas para você manter suas unhas fortes e mais saudáveis: @uauhairoficial.
[…] disso, na maioria das vezes, a retirada da cutícula é feita com um alicate. Esse ato causa traumas nas unhas que propiciam o aparecimento de […]