Nosso cabelo, assim como nosso corpo, nos demonstra que precisa de cuidados. Quando você está desidratada, por exemplo, fica com sede, boca seca, dor de cabeça, etc. Da mesma maneira, quando o cabelo não recebe os nutrientes e o tratamento adequado, recebemos mensagens de alerta. Nesse post, separamos alguns dos sinais de um cabelo ressecado! Será que você está atenta ao que seus fios querem mostrar?
Cabelo saudável, autoestima lá em cima
O cabelo é a moldura do nosso rosto. É claro que algumas mulheres se preocupam mais com sua aparência se comparada a outras. E está tudo bem. Não podemos ser reféns de um padrão de beleza. Temos que fazer aquilo que nos deixa confortáveis.
Ao mesmo tempo, é inegável que um cabelo saudável melhora (e muito!) a autoestima. Que mulher não gosta de receber elogios como nossa, seu cabelo está lindo ou caramba, que cabelo brilhante?
Independe de ter uma rotina de cuidados extensa ou simples com os fios, o importante é se sentir bem com eles. E quando o cabelo está ressecado poucas são as mulheres que não se incomodam…
Com toda a certeza, todas temos bad hair days. Aqueles dias em que o cabelo, simplesmente, não quer colaborar. Mas quando esses dias passam de exceção para regra, temos o primeiro sinal de que algo está errado.
Indicativo de um problema maior
Quando notamos que os fios estão ressecados, certamente precisamos ficar de olhos em nossos hábitos. Afinal, o ressecamento dos fios é uma consequência. Pode ser pelo excesso de química, banhos quentes, uso diário de chapinha e secador, alimentação inadequada, exposição ao sol, não ter uma rotina de hidratação…
Por isso, não basta tratar o ressecado dos fios sem tratar a causa do problema. Além disso, temos como prevenir. Não precisamos esperar que o cabelo grite por socorro.
Apesar da rotina agitada roubar um pouco da atenção que seu cabelo merece, atitudes simples evitam o ressecamento. Isto é, manter o corte em dia, fazer hidratação, comer bem, usar os produtos certos para o seu cabelo, usar um protetor térmico antes do secador, chapinha ou babyliss, etc.
Mas, tudo bem, você acabou deixando os cuidados diários um pouco de lado e acha que seus fios estão precisando de um help. Compreender rapidamente os sinais de um cabelo ressecado é essencial. Quanto antes você começar um tratamento, maiores as chances de recuperar a saúde dos fios. Isso porque a situação pode se agravar e os danos serão ainda maiores.
Cabelo seco x Cabelo ressecado
Em primeiro lugar, precisamos entender essa diferença. O cabelo seco é uma condição natural dos fios, ou seja, algumas mulheres tem cabelo seco, enquanto outras têm oleoso ou misto.
Se você quer saber qual é seu tipo de cabelo, temos um teste aqui no blog que pode te ajudar!
Os cabelos secos são aqueles que não precisam ser lavados todos os dias. Os fios têm mais espessura e densidade e, normalmente, mais volume. É aquele cabelo mais rebelde, sabe? Nesses casos, a glândula sebácea, que produz a temida oleosidade, trabalha mais lentamente.
Já o cabelo ressecado é uma condição. É uma característica comum aos fios que passaram por muitos danos. Não é o que seu cabelo É ressecado, ele ESTÁ ressecado. O cabelo pode ser seco e ressecado, oleoso e ressecado ou, então, misto e ressecado.
O ressecamento é uma condição adquirida nos fios por algum processo que o desequilibrou. Então, o que fazer para saber se seu cabelo, de fato, está ressecado? Esses são alguns dos sinais…
Sinais de um cabelo ressecado
Perda de volume
Notou que seus fios perderam volume? Antes, eles eram cheios e grossos, mas agora estão finos e ralos? Esse é um importante sinal de ressecamento.
Quando está nessa condição, a fibra capilar perde a umidade natural, afetando consequentemente o peso.
Cabelo poroso
Passe os dedos nos fios. Se você sentir uma textura áspera, como se tivesse areia neles, temos, então, um dos sinais de um cabelo ressecado. Isso nos mostra que os fios estão com as cutículas abertas e, por isso, são muito ásperos ao toque.
Para ter certeza, você pode fazer o testa da água, olha só:
Pontas duplas
São um dos primeiros sinais de um cabelo ressecado. Elas indicam que precisamos repor a água e nutrientes perdidos.
O ideal é aparar essas pontas e seguir um cronograma de hidratação, nutrição e reconstrução. Assim, é possível reverter o problema.
Perda de elasticidade
Pegue um fio do cabelo, enrole no dedo e puxe. O que aconteceu? Voltou ao tamanho normal? Então, o fio está saudável. Se ele não voltou ao comprimento, houve a perda de elasticidade, o que indica que seu cabelo está danificado.
Cabelo quebradiço
Com qualquer movimento, seus fios quebram? Você encontra fiozinhos espalhados por aí? Esse é um sinal de que está faltando proteína, aminoácidos, queratina e água nos fios.
Lembre-se, porém, que há uma diferença entre fios quebrados e queda cabelos. O cabelo quebradiço se parte a partir do comprimento, enquanto na queda os fios se solta a partir da raiz.
Falta de brilho
Por fim, seu cabelo está opaco, tristinho e sem vida? Pois ele perdeu sua capacidade de refletir a luminosidade. Algo muito comum entre cabelos danificados e ressecados.
Devolva a hidratação aos fios
E aí, se identificou com os sinais de um cabelo ressecado? Mas, calma, não se desespera! Podemos reverter essa situação, viu?
Comece montando um cronograma capilar e tendo alguns dos cuidados básicos que citamos acima. Além disso, para repor os nutrientes perdidos, invista em um suplemento alimentar, como o Uauhair. Te garantimos que com os cuidados certos é possível dizer adeus aos fios ressecados! 😊
[…] o cabelo não consegue reter nutrientes, logo, sofre as consequências. Um cabelo poroso é um cabelo ressecado, com frizz, quebradiço e […]
[…] É semelhante aos dois modelos abaixo, no entanto, tem o interior oco. Dessa forma, ela retém o cabelo do secador. Por isso, torna-se ideal para escovar franjas longas e modelar o cabelo. Algumas ainda possuem cerdas iônicas que diminuem o frizz. […]