A transição capilar, muitas vezes, é uma fase difícil. Depois de muita conscientização e reflexão, você, enfim, decide assumir seu cabelo natural. Como ele, de fato, é. No entanto, do momento da decisão até o conclusão do objetivo há a transição. Aquele período em que o cabelo fica duas texturas e você não sabe ao certo como domá-lo. Por isso, separamos algumas para dicas te ajudar na transição capilar e tornar esse processo mais mais leve.
Sobre aceitar quem você é
Abandonar os processos químicos é uma mudança e tanto. Não só pelo sentido estético, mas também psicológico. Afinal, muitas garotas idealizam os cabelos lisos e longos como os mais bonitos. E essa pressão é ainda maior para as mulheres negras, que têm seus fios crespos associados ao racismo.
Não é que seja um problema fazer progressiva. O importante é compreender se essa é uma decisão sua ou se foi influenciada por padrões de beleza irreais.
A transição capilar demanda consistência, comprometimento e paciência. Ela é uma importante ferramenta para empoderamento da mulher cacheada e crespa. É sobre aceitar quem você é e compreender que sua autoestima não depende do outro.
Entender isso é o primeiro passo para passar pela transição capilar de forma mais tranquila. Afinal, é muito fácil ceder ao alisamento outra vez quando parece exaustivo demais lidar com esse novo cabelo. Mas, te garantimos: não é impossível! Se esse for, realmente, seu desejo, algumas dicas podem te ajudar.
Dicas que vão te ajudar na transição capilar
Algumas mulheres recorrem ao big chop logo no início, que é o corte da parte alisada do cabelo. Depois dele, normalmente você estará 100% livre de toda química. Isso significa que os fios naturais ficarão mais curtinhos, afinal, ainda estão crescendo. Outras até mesmo raspam a cabeça, sem medo.
Mas nós entendemos que nem todas as mulheres gostam dos fios muito curtos. É claro, em determinado momento, o corte vai ter acontecer. Mas até que você sinta que seja a hora do big chop, existem alternativas para ajudar na transição capilar enquanto os fios crescem.
Cuide do seu couro cabeludo
Porque é ali que os fios novos vão crescer. Temos, então, três dicas para tratar bem seu couro cabeludo:
- Se for se expor ao sol, use bonés ou chápeus;
- Ao lavar o cabelo, massageie (sem as unhas) durante uns cinco minutos o couro cabeludo. Isso vai estimular a circulação sanguínea na região;
- Na montagem do seu cronograma capilar, inclua a aplicação de óleos vegetais ricos em nutrientes que nutrem e fortalecem os fios desde a raiz.
Invista em um bom produtos
Que vão de acordo com sua nova necessidade! Esqueça os xampus para fios lisos. Prefira aqueles que irão fortalecer os fios e acelerar seu crescimento. Procure aqueles com queratina, vitamina A, vitamina do complexo B, cisteína, jaborandi, óleo de rícino, etc.
Aprenda a texturizar a parte alisada
Ao invés de alisar a raiz cacheada, ondulada ou crespa, tente deixar as pontas com química mais parecidas com a textura natural. Para isso, você pode fazer o método de fitagem, secar os fios em coques ou, então, usar kits de bobs e rolinhos. Finalizadores em gelatina também podem ajudar a manter esse resultado por mais tempo, assim como os sprays fixadores.
Aposte em penteados para te ajudar na transição capilar
Eles vão disfarçar essa diferença de textura. As tranças, por exemplo, são ótimas aliadas no período de transição capilar. O mesmo vale para os coques e rabos de cavalo. Salve várias inspirações e use presilhas e faixas para deixar o look ainda mais bonito.
Visite com maior frequência a cabeleireira
Tanto para fazer tratamentos que irão fortalecer o cabelo quanto para cortar as pontas. E, dessa vez, não tenha medo. Comece cortando dois dedos, depois três, quatro até o momento em que você se sentir pronta para o big chop.
Tome um suplemento alimentar
O Uauhair, por exemplo, acelera o crescimento do cabelo e, assim, a transição capilar acabará mais rápido. Tenha em mente, porém, que nenhum suplemento faz milagre. No entanto, eles entregam o que seu corpo precisa para fazer com que os fios cresçam fortes e bonitos. Afinal, saúde dos fios começa de dentro para fora.
Tenha paciência
Até você começar a ver uma mudança real, são uns três ou quatro meses. Para algumas mulheres, demora até um ano para se livrar de toda química. Mas você vai chegar lá. E vai valer a pena!
O modo como você cuida do seu cabelo durante a transição capilar vai definir não só o tempo que durará o processo, como também a aparência dos fios naturais. Ter consistência com os cuidados é essencial para que o resultado seja como você imaginou.
Gostou dessas dicas para ajudar transição capilar? Quer retomar seus fios naturais no próximo ano? Então, conte com nossa ajuda para ter um cabelo UAU ♥
Leave a Comment