Conheça os tipos de escovas de cabelo

Você, provavelmente, já viu no mercado vários tipos de escovas de cabelo. Algumas mais arredondadas, outras almofadadas, mais finas, retangulares, etc. O que, talvez, você não saiba é que cada escova tem uma finalidade diferente. É claro, todas desembaraçam os fios. No entanto, algumas aumentam o volume, outras controlam o frizz e ainda há aquelas para pessoas com sensibilidade.

A escolha de qual escova usar depende de como você quer finalizar os fios. Pois é. Escova de cabelo não é tudo igual. Se você quer saber mais sobre os diferentes tipos de escovas de cabelo e descobrir o ideal para você, então, é só continuar lendo! Vamos te apresentar alguns modelos e suas características.

TIPOS DE ESCOVA DE CABELO - PENTEAR

8 tipos de escovas de cabelo

Escova redonda de haste oca (1)

É semelhante aos dois modelos abaixo, no entanto, tem o interior oco. Dessa forma, ela retém o cabelo do secador. Por isso, torna-se ideal para escovar franjas longas e modelar o cabelo. Algumas ainda possuem cerdas iônicas que diminuem o frizz.

Escova redonda pequena (2)

É ideal para modelar, cachear e finalizar cabelos curtos e médios. Também é ótima para quem tem franja! Seu revestimento de cerâmica aquece a escova e trata os fios quando usada com secador, diminuindo o frizz.

Escova redonda grande (3)

Tem um cabelão? Então, quando for alisar, aposte em uma escova redonda maior, com mais de 10 cm de diâmetro. Elas tem cerdas firmes e aceleram o processo da escovação. Isso a torna perfeita para cabelos longos ou, então, para escovar os fios crespos e cacheados.

Escova de penteado (4)

É parecida com a raquete, mas ovalada. Funciona para dar aquele toque final na escova. Afinal, deixa os cabelos mais soltos, brilhantes e macios. Também pode ser usada para desembaçar os fios.

Escova para cabelos com extensão (5)

Se você tem aplique, essa é a escova para você! Sua diferença é que ela tem cerdas arredondadas. Assim, diminui o risco de quebrar ou embaraçar as extensões.

Escova para finalização (6)

Tem haste de madeira com cerdas naturais. Sabe aquele coque com a raiz bem penteada ou a tendência baby hair? Você consegue o efeito com essa escova!

Escova de desembaraçar (7)

A escova raquete também tem essa finalidade, mas essa escova tem um quê a mais. É aquela mais arredonda sabe, que se encaixa na palma da mão? Ela tem cerdas maiores, que desembaraçam os fios e, ao mesmo tempo, cerdas menores que massageiam o couro cabeludo, ativando a circulação e evitando a quebra.

Escova raquete (8)

Todo mundo tem uma dessa na gaveta. Afinal, ela funciona para desembaraçar todos os tipos de cabelo. É aquela escova oval de cerdas de plástico com bolinhas na ponta. Essa característica faz com que ela proteja o couro cabeludo, sendo ideal para pessoas com maior sensibilidade.

TIPOS DE ESCOVA DE CABELO - VENTILADA

Escova ventilada

É o modelo oval, com base de cerâmica e cerdas espaçadas.  Por ser ventilada, dá volume ao cabelo. É mais indicada para secar e modelar as pontas.

 

Melhor escova para cada tipo de cabelo

Sabendo a finalidade dos tipos de escovas de cabelo, agora é hora de entender qual é a melhor dependendo da curvatura e espessura do fio. Sim, isso também é importante!

  • Lisos: opte pela escova raquete para desembaraçar os fios;
  • Ondulados: escovas retangulares e com cerdas mistas ajudam a manter a definição;
  • Cacheados: escolha pentes ou escovas de madeira com cerdas mais largas e espaçadas;
  • Crespos: o ideal também é uma escova de madeira com cerdas espaçadas ou, então, um pente no estilo “jacaré”;
  • Finos: a escova redonda pequena ou a de penteados são as mais indicadas.

Dicas de como pentear o cabelo

Para finalizar, com a escova em mãos, é hora de fazer a Rapunzel. Mas calma aí! Existe um jeito certo de pentear os fios sem danificá-los.

Use um creme para pentear e divida o cabelo ao meio, em duas partes. Comece sempre pelas pontas e, então, penteie de cima para baixo. Para isso, você pode usar a escova de desembaraçar, raquete, de madeira ou para extensão.

Caso vá usar secador, passe um protetor térmico e separe o cabelo em mechas menores. Manuseie a escova redonda (grande ou pequena) de cima para baixo, alisando ou modelando o fio. Você pode finalizar com outra escova nas pontas, como, por exemplo, a escova ventilada ou de penteado.

Não esqueça de limpar sua escova

Uma vez por semana, retire o excesso de fios e deixe a escova de molho numa solução de água e sabão por dez minutos e, depois, esfregue entre as cerdas. Também existem sprays com ação antibactericida. O importante é deixá-la limpinha! E nunca use a escova de outras pessoas. Elas podem ser um veículo para caspa, seborreia, piolho e outras doenças.

Gostou de conhecer os diferentes tipos de escovas de cabelo? Qual você usa aí na sua casa?

2 Responses

Leave a Comment