TESTE DE POROSIDADE CAPILAR

Teste de porosidade capilar: como funciona?

Uma das formas mais rápidas de descobrir como está a saúde dos seus fios é pelo teste de porosidade capilar. É simples. Tudo o que você precisa é de um fio de cabelo e um copo de água.

Por meio do teste de porosidade capilar, você também consegue identificar se seus fios precisam mais de hidratação, nutrição ou reconstrução. Quer saber como fazer? Então, continue lendo!

O que é porosidade capilar?

Quando você pensa em porosidade, lembra de poros, certo? Você, com toda a certeza, já ouviu alguém falar sobre os poros no rosto. Mas aplicamos, igualmente, esse conceito aos nossos fios.

A porosidade nada mais é do que a capacidade do cabelo de absorver nutrientes e água. Quando o fio está poroso, isso significa que está com a cutícula muito aberta. Dessa forma, não consegue manter no seu interior o que é preciso para garantir a saúde capilar.

Por outro lado, se as cutículas do cabelo estão fechadas, nada consegue entrar. Então, não queremos nem cutículas muito abertas, nem muito fechadas. Por isso, o teste de porosidade capilar é importante. Com ele, sabemos qual é a atual situação dos fios.

Quais são as consequências da porosidade?

Se o cabelo não consegue reter nutrientes, logo, sofre as consequências. Um cabelo poroso é um cabelo ressecado, com frizz, quebradiço e enfraquecido.

O mesmo vale para as cutículas fechadas. Já que, nesse caso, o cabelo não consegue absorver os tratamentos e os nutrientes necessários para a sua saúde.

O ideal é uma porosidade média. Porque, assim, o fio consegue usar de forma eficiente os produtos e nutrientes que chegam até ele.

TESTE DE POROSIDADE CAPILAR - HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO

Como fazer o teste de porosidade capilar?

Em primeiro lugar, é importante que seu cabelo esteja limpo no dia do teste. Você vai precisar de um único fio de cabelo. Mas cuidado para não se machucar! Você pode pentear o cabelo com as mãos ou uma escova e selecionar uns dos fios que caírem.

Encha um copo transparente com água filtrada. Depois, coloque o fio, delicadamente, dentro do copo. Agora, espere uns 10 minutos e, então, volte para conferir o resultado.

Seu cabelo boiou?

Ou seja, o fio ficou na superfície da água? Isso nos mostra uma baixa porosidade. É o caso das cutículas muito fechadas.

O indicado aqui é apostar na hidratação. Você pode, inclusive, usar água morninha para lavar os fios e, então, aplicar o produto. Com isso, abrimos as escamas, permitindo que o produto penetre no cabelo.

Seu cabelo ficou no meio?

Esse resultado indica média porosidade. Uhul, é isso o que buscamos! Os fios estão saudáveis e conseguem absorver os nutrientes.

Para mantê-los dessa forma, invista em produtos de nutrição capilar. A umectação, por exemplo, é uma estratégia. Mas cuidado com o óleo de coco! Nem sempre ele é a melhor opção. Isso, no entanto, é assunto para um outro post…

Seu cabelo afundou?

Foi lá para o fundo do copo? Então, a porosidade está alta. Afinal, ele afundou porque as cutículas estão muito abertas e ele pesou.

É bem provável que seu cabelo esteja danificado e, por isso, precisa de reconstrução. Nossa dica é comprar máscaras concentradas, queratina líquida e investir em um bom suplementar alimentar, como o Uauhair.

TESTE DE POROSIDADE CAPILAR - COPO DE ÁGUA

Resumindo…

  • Boiou: baixa porosidade, precisa de hidratação;
  • Ficou no meio: média porosidade, mantenha com nutrição;
  • Afundou: alta porosidade, precisa de reconstrução.

O que aumenta ou diminuiu a porosidade?

São vários os fatores que alteram a porosidade capilar. Podemos citar, por exemplo, o calor, como banhos muito quentes e o uso de secador, chapinha e babyliss sem protetor térmico.

Fatores ambientais também são levados em consideração, como excesso de sol e poluição. Quem frequenta muito praia e piscina, precisa ficar de olho!

Temos, é claro, os tratamentos químicos, como tintura, progressiva, descoloração, etc. Além disso, alguns problemas de saúde afetam a saúde dos fios, como anemia, estresse e mudanças hormonais.

Como acabar com o problema?

Comece montando um cronograma capilar de acordo com as necessidades do seu cabelo. Procure no Google “cronograma capilar para quem precisa de reconstrução”. Nas imagens, vão aparecer esquemas com o que fazer em cada lavagem.

Alie o cronograma aos cuidados básicos no dia a dia. Como usar protetor térmico, uma escova de pentear de qualidade e uma toalha de algodão para secar os fios. São coisas simples que fazem diferença.

Lembre-se também que a saúde dos fios começa de dentro para fora. Logo, não adianta se preocupar com a absorção de nutrientes se você não está os oferecendo. É por isso que um suplemento alimentar vai te ajudar a melhorar o problema. Ele garante que você tenha o aporte de vitaminas e minerais necessários para seu cabelo crescer forte, saudável e recuperar sua beleza.

Conheça nossa linha Uauhair e acabe com a alta ou baixa porosidade! E não esquece de contar pra gente nos comentários o que aconteceu no seu teste de porosidade capilar.

2 Responses

Leave a Comment